Recurso utilizado para recorrer de uma multa de trânsito pela qual o veículo estaria em excesso de velocidade, ou seja, acima do limite permitido.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
Publicado em 04 de julho de 2016. Atualizado em 14 de outubro de 2022.
O artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503/1997, estabelece penalidades a quem transitar em velocidade superior à máxima permitida naquele local, medida por instrumento hábil.
Os incisos deste artigo determinam o tipo de infração de acordo com o excesso da velocidade. Dessa forma, quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento), estaremos diante de uma infração média. Entre 20% (vinte por cento) até 50% (cinquenta por cento), infração grave. E quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinquenta por cento), será uma infração gravíssima.
Vale destacar que de acordo com o § 3º do artigo 6º da Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, para a fiscalização de velocidade com medidor dos tipos fixo, estático ou portátil, deve ser observada, entre a placa indicadora do limite de velocidade e o medidor, uma distância de 400 a 500 metros em via urbana e entre 1000 e 2000 metros em via rural, se a velocidade permitida for superior 80 Km/h.
Caso a velocidade permitida seja de até 80 Km/h, a distância deverá ser de 100 a 300 metros em via urbana e 300 a 1000 metros em via rural, tudo conforme Anexo IV da referida resolução.
Caso a sinalização não exista, ou esteja em desconformidade com a norma, a multa poderá ser desconsiderada, como prevê o artigo 90 do Código de Trânsito.
Para tanto, disponibilizamos abaixo um modelo de recurso de multa por excesso de velocidade.
EXCELENTÍSSIMO(a) SENHOR(a) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS E INFRAÇÕES – JARI DO (órgão que aplicou a penalidade)
DEFESA DE AUTUAÇÃO
NOTIFICAÇÃO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO – (número)
INFRAÇÃO Nº (número)
(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF), telefone (informar), e-mail (informar), vem respeitosamente apresentar Recurso de Multa de Trânsito, o que faz nos termos seguintes.
De acordo com a notificação acima especificada, o(a) condutor(a) do veículo (marca e modelo), placa (informar), teria sido flagrado em irregularidade ao transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local.
Dessa forma, foi apontada violação ao artigo 218, inciso (informar) do Código de Trânsito Brasileiro.
Entretanto, referida multa deve ser considerada insubsistente, pois a sinalização existente no local se encontra irregular, em desacordo com a legislação pertinente.
Isso porque a Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, em seu Anexo IV, estabelece as distâncias que devem ser observadas entre a placa de limite de velocidade e o local do equipamento eletrônico que faz sua medição.
De acordo com a referida norma, para limite de velocidade superior a 80 Km/h a placa deve estar a uma distância entre 400 e 500 metros em via urbana e entre 1000 e 2000 metros em via rural. E para limite de velocidade de até 80 km/h a placa deve estar a uma distância entre 100 e 300 metros em via urbana e entre 300 e 1000 metros em via rural.
E no local em que foi aferida a suposta irregularidade, área (urbana ou rural) onde o limite de velocidade era de (informar) Km/h, a placa indicativa deste limite se encontra a (informar) metros de distância, conforme se pode averiguar pelas fotografias e imagem de satélite (google maps) anexas.
A este respeito diz o artigo 90 do Código de Trânsito Brasileiro que não serão aplicadas as sanções nele previstas por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.
Diante do exposto, requer o deferimento do presente recurso, na forma do artigo 90 do Código de Trânsito Brasileiro, por descumprimento da Resolução 396/2011 do CONTRAN, determinando-se o arquivamento do auto de infração e julgando-se insubsistente seu registro, com o consequente cancelamento da multa e a extinção da pontuação que a infração gerou no Prontuário Geral Único do recorrente.
Requer ainda seja concedido o efeito suspensivo no caso deste recurso não ser julgado em até 30 (trinta) dias da data de seu protocolo, em conformidade com o § 3º do artigo 285 também do Código de Trânsito Brasileiro.
Pretende provar o alegado pela produção de provas, especialmente documental e testemunhal.
Termos em que,
Pede deferimento.
(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do(a) recorrente)
Modelos relacionados
Modelo de Recurso de Multa de Trânsito Expedida fora do Prazo
Uma recurso apresentado devido ao fato de a multa de trânsito ter sido emitida, expedida ou postada além do prazo legal.
Modelo de Recurso de Multa por Veículo Furtado
Recorre da multa de trânsito sob alegação de que o veículo infrator havia sido objeto de furto.
Modelo de Recurso de Multa por Veículo sem Placa de Identificação
Recurso contra infração de trânsito por conduzir o veículo sem uma das placas de identificação.
Modelo de Recurso de Multa por Transitar na Contramão
Recurso contra multa de trânsito por trafegar na contramão em via de sentido único não sinalizada.
Modelo de Recurso de Multa por Parar na Faixa devido ao Trânsito
Utilizado para cancelar a multa de trânsito por parar sobre a faixa de pedestres na mudança do semáforo.
Modelo de Recurso de Multa por Furar Sinal em Local Perigoso
Recurso contra multa de trânsito aplicada por avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória.
Modelo de Recurso de Multa por Veículo Imobilizado por Falta de Combustível
Busca o cancelamento da multa de trânsito alegando que o veículo estava parado na via por defeito mecânico e não falta de combustível.
Modelo de Recurso de Multa por Deixar de Usar Cinto de Segurança
Recurso contra multa de trânsito aplicada ao condutor ou passageiro que não estaria usando o cinco de segurança.
Modelo de Recurso de Multa por Dirigir em Rodovia com Farol Apagado
Recurso contra multa por não manter acesa a luz baixa durante o dia ao trafegar com o veículo em rodovia.
Modelo de Recurso de Multa por Placa Clonada
Recurso pelo qual se busca o cancelamento da multa de trânsito devido à clonagem da placa do veículo.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.