Escritura pela qual o pai e a mãe declaram emancipado seu filho menor.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
A incapacidade do maior de dezesseis anos, contudo, cessa pela concessão pelos pais de sua emancipação, mediante instrumento público, conforme prevê o inciso I do parágrafo único do artigo 5º do Código Civil.
Com isso o menor ficará habilitado à prática de todos os atos da vida civil.
Para tanto, disponibilizamos abaixo um modelo de escritura pública de emancipação.
ESCRITURA PÚBLICA DE EMANCIPAÇÃO que fazem: de um lado como outorgantes, (nome) e sua mulher (nome); e de outro lado como outorgado, (nome), na forma abaixo:
Saibam todos quantos esta pública escritura de EMANCIPAÇÃO virem, que em data de (dia) do mês de (mês) do ano de (ano), nesta cidade de (município) Estado de (informar), no Cartório (informar), às (horário) horas, perante mim, Tabelião, compareceram as partes, entre si justas e contratadas, a saber: de um lado, como outorgantes, o Sr. (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar) e sua esposa, Sra. (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), ambos residentes e domiciliados à (endereço completo), e de outro lado como outorgado seu filho (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (endereço completo), todos conhecidos como os próprios de mim, Tabelião, do que dou fé. E pelos outorgantes me foi dito que, reconhecendo em seu filho, ora outorgado, nascido aos (data), nesta cidade de (município), Estado de (informar), cujo assento de nascimento feito em data de (data) sob o no. (informar), do Livro n.º (informar), as fls. (informar), do Cartório de Registro Civil desta Comarca, ora me exibido por certidão, filho esse havido de seu legítimo casamento, a necessária capacidade para, pessoalmente reger sua pessoa e administrar seus bens, pela presente escritura, na melhor forma de direito e de conformidade com o inciso I do parágrafo único do artigo 5º do Código Civil, declaravam, como de fato ora declarado tem, como EMANCIPADO seu referido filho, a fim de que o mesmo fique apto e possa livremente praticar todos os atos de sua vida civil. Pelo outorgado (nome do filho) me foi dito que aceitava esta escritura em seus expressos termos, por estar de pleno acordo com a emancipação que ora lhe é concedida. Assim o disseram, do que dou fé. A pedido das partes, lavrei esta escritura, a qual feita e lhes sendo lida, acharam conforme, aceitaram, outorgam e assinam, tudo perante mim, Tabelião, do que dou fé. Eu (assinatura) Tabelião, que lavrei a presente escritura no Livro de Notas n.º…, de folhas soltas, conferi, subscrevo e assino com as partes encerrando o ato.
(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura do tabelião)
(assinatura do outorgante)
(assinatura da outorgante)
(assinatura do outorgado)
Modelos relacionados
Modelo de Declaração dos Pais ou Responsáveis para Vacinação de Menor
Declaração pela qual os pais ou responsáveis dão sua autorização para vacinação do menor de idade com o imunizante para Covid-19.
Modelo de Declaração de Observância às Restrições ao Trabalho de Menores
Declaração pela qual a empresa licitante informa seguir rigorosamente a observância às restrições ao trabalho de menores.
Modelo de Declaração de Filhos em Idade Escolar
Declaração do empregado que precisa ser submetido ao trabalho remoto para dar assistência aos filhos em idade escolar em razão da suspensão das atividades das escolas e creches.
Modelo de Declaração de Inexistência de Menor Trabalhador
Declaração de que a empresa não possui menor trabalhador em condição irregular para fins de participação em licitação.
Modelo de Declaração Negatória de Paternidade
Declaração negatória utilizada para demonstrar que não é reconhecida a paternidade de uma criança.
Modelo de Declaração Negativa de Trabalho Infantil
Declaração negativa em que a empresa afirma não empregar trabalho infantil irregular para participar de licitação.
Modelo de Declaração de Reconhecimento de Paternidade
Documento utilizado pelo pai para declarar como seu filho aquele que até então não possui o reconhecimento formal.
Modelo de Declaração de Paternidade
Instrumento utilizado pelo pai para declarar o reconhecimento da paternidade de uma criança.
Modelo de Declaração de Testemunha sobre Guarda e Dependência
Documento pelo qual uma testemunha confirma dependência econômica de alguém perante outrem.
Modelo de Declaração que Não Emprega Menor
Declaração utilizada pela empresa para afirmar que não incorre em irregularidade por não empregar menor.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.