Procuração pela qual são concedidos plenos poderes de um cônjuge a outro, marido ou esposa.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
Encontra-se a previsão legal nos artigos 653 a 692 do Código Civil, que tratam do mandato.
De acordo com a norma, a procuração é o instrumento de mandato e por meio dela alguém recebe poderes de outrem para, em seu nome, praticar atos ou administrar seus interesses.
Situação comum é aquela em que um cônjuge concede ao outro, seja esposa ou marido, poderes para administração de negócios de sua vida civil.
Para este fim é importante que a procuração traga de forma específica todos os poderes que estão sendo concedidos conforme o interesse deste instrumento e os negócios a serem realizados.
Abaixo disponibilizamos uma procuração geral para o cônjuge com poderes para os mais variados atos.
PROCURAÇÃO
Por meio deste instrumento eu, (nome do(a) outorgante), (nacionalidade), casado(a), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), nomeio e constituo como meu(minha) bastante procurador(a) meu(minha) esposo(a) (nome do(a) outorgado(a)), (nacionalidade), casado(a), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), ambos residentes e domiciliados à (endereço completo), com poderes amplos, gerais e ilimitados para me representar em todos os atos, contratos e negócios, tais como vendas, compras, permutas, hipotecas, cessões, mandatos, doações, demais atos públicos e particulares, de administração, alienação ou oneração de bens móveis, imóveis, direitos e ações, possuídos ou que venha possuir, outorgar, aceitar e assinar escrituras de qualquer natureza, podendo transigir, fazer acordos, desistências, confissões, renúncias de direitos, prestações de fianças, compromissos, recebimento em geral, dar quitações, contrair empréstimos, realizar negócios bancários e quaisquer outros, por mais especiais que sejam, quer em juízo ou fora dele e praticar todos os demais atos necessários ao bom e fiel cumprimento deste mandato.
(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do(a) outorgante)
Modelos relacionados
Modelo de Procuração para Casamento
Instrumento de procuração que permite a presença do procurador do lugar de um dos noivos que não pode comparecer fisicamente à cerimônia do casamento civil.
Modelo de Ação de Divórcio Consensual
Petição inicial de uma ação pela qual o casal busca a homologação judicial de seu divórcio realizado de forma consensual.
Modelo de Procuração para o Menor Assistido ou Representado
Instrumento de procuração por meio do qual o menor outorgante é assistido ou representado no ato pelo seu responsável legal, conforme sua idade.
Modelo de Procuração para Administrar o Espólio
Instrumento de procuração por meio do qual o inventariante constitui um procurador para administrar os bens que compõe o espólio.
Modelo de Procuração para Credenciamento de Representante em Licitação
Procuração utilizada pela empresa para conferir poderes ao representante legal que atuará em seu nome junto ao processo de licitação.
Modelo de Pedido de Certidão para Casamento Religioso
Pedido ao cartório para emissão da certidão necessária para realização do casamento religioso.
Modelo de Declaração de Separação de Corpos
Declaração utilizada para manifestar de modo formal que já ocorreu a separação de corpos do casal.
Modelo de Declaração de Separação de Fato
Declaração utilizada pelo casal para informar a data em que ocorreu a separação de fato que encerrou a relação conjugal.
Modelo de Declaração de Separação não Legalizada
Declaração utilizada para informar que ocorreu a separação de fato do casal ainda não legalizada pelo divórcio.
Modelo de Procuração para Matrícula em Faculdade
Procuração utilizada para nomear um representante para realização da matrícula em faculdade pública ou privada.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.