Declaração firmada pelo locatário informando que mora em uma residência alugada.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
Publicado em 24 de maio de 2018. Atualizado em 02 de maio de 2023.
A declaração de residência alugada é um documento que tem por finalidade comprovar que uma determinada pessoa reside em um imóvel que é alugado.
Esta declaração é utilizada tanto para comprovar a moradia de alguém quando não há comprovante de endereço em seu nome, mas sim do locador, como para demonstrar uma despesa ou ausência de patrimônio.
O contrato de aluguel demonstra a relação locatícia entre o locador e o locatário, mas pode não ser suficiente para demonstrar que o locatário de fato reside naquele imóvel, o que pode ser solucionado pela declaração de residência alugada.
Também pode ocorrer de a locação não ter como base um contrato escrito, mas sim verbal, de modo que não haveria sequer o documento contratual para ser apresentado, situação que torna a declaração ainda mais relevante.
E mesmo no caso do contrato de locação por escrito, é comum que ele chegue ao final de sua vigência e as partes mantenham a locação sem a produção do respectivo aditivo, de tal maneira que a declaração firmada pelo locatário também se faz importante, vez que o contrato escrito já possui a vigência expirada.
Tal documento pode ser solicitado por várias razões, como para comprovar o endereço em que a pessoa reside para fins de cadastro em órgãos públicos, para abrir contas em bancos ou para apresentação em processos judiciais, dentre outras.
Para elaborar a declaração de residência alugada se faz necessário observar alguns requisitos, a começar pela qualificação completa do declarante, que no caso é o locatário, ou seja, quem ocupa o imóvel.
A qualificação do locador é também importante, pois trata-se da outra parte envolvida na relação locatícia que está sendo informada na declaração.
O endereço do imóvel onde o declarante estabelece sua moradia é outro dado essencial, pois o cerne da declaração é justamente informar que seu endereço residencial é do imóvel em questão, que não pertence.
Vale destacar que o artigo 1º da Lei nº 7.115/1983 estabelece que a declaração destinada a fazer prova residência, quando firmada pelo próprio interessado e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.
Feitos os esclarecimentos acima, fornecemos a seguir um modelo de declaração de residência alugada.
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA ALUGADA
Eu, (nome do(a) declarante, locatário(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins, sob as penas da lei, que resido em um imóvel alugado, localizado à (endereço completo), cujo(a) proprietário(a) é o(a) Sr(a). (nome do(a) locador(a)), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), conforme contrato de locação anexo.
Por ser a expressão da verdade, firmo a presente para efeitos legais.
(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do(a) declarante)
Modelos relacionados
Modelo de Declaração de Endereço para o Inquilino
Declaração emitida pelo locador e utilizada para comprovar o endereço do inquilino.
Modelo de Declaração de Boa Conduta para o Ex-Locatário
Declaração do antigo locador atestando a boa conduta de seu ex-locatário no cumprimento das obrigações contratuais.
Modelo de Declaração de Moradia Cedida
Declaração utilizada para informar que a pessoa reside em moradia cedida por terceiro.
Modelo de Declaração de Recebimento de Aluguéis
Declaração utilizar para informar o recebimento de aluguéis mensais de um bem imóvel.
Modelo de Declaração de Desistência do Direito de Preferência
Declaração pela qual o locatário ou arrendatário informa sua desistência do direito de preferência para aquisição do imóvel.
Modelo de Declaração de Rendimentos de Aluguel
Declaração pela qual são informados os rendimentos obtidos a título de aluguel mensal.
Modelo de Declaração de Locação de Imóvel Comercial
Instrumento pelo qual o locador declara que o imóvel está alugado para aquele locatário.
Modelo de Declaração de Locação de Imóvel Residencial
Documento pelo qual o locador declara que determinado imóvel se encontra alugado para o locatário.
Modelo de Ação de Despejo por Falta de Pagamento do Aluguel
Petição inicial da ação de despejo por falta de pagamento do aluguel com pedido liminar cumulada com cobrança dos aluguéis em atraso.
Modelo de Declaração de Residência Conjunta
Declaração pela qual é informado que duas ou mais pessoas possuem uma residência conjunta, ou seja, estabelecem moradia no mesmo endereço.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.