Modelo de Pacto Antenupcial

Contrato celebrado pelos noivos antes do casamento estipulando condições acerca dos bens e outros aspectos relevantes.

Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552

O pacto antenupcial, também chamado de convenção antenupcial ou ainda de acordo pré-nupcial, é um contrato realizado pelos noivos antes do casamento trazendo regras sobre a propriedade e administração de bens, além de outros aspectos atinentes à relação.

Este acordo é previsto pelo artigo 1.639 do Código Civil, segundo o qual é lícito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver.

O pacto antenupcial, apesar de como vimos ser realizado antes do casamento, somente passará a ter validade se e quando a união matrimonial ocorrer.

Obrigatoriamente este contrato deverá ser realizado por meio de escritura pública, em um Tabelionato de Notas.

Abaixo disponibilizamos um modelo de pacto antenupcial.

PACTO ANTENUPCIAL

Por este instrumento particular de Pacto Antenupcial, realizado com fundamento no artigo 1.639 da Lei nº 10.406/2002, Código Civil, fica justo e pactuado entre (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), nascido em (data), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), doravante denominado O NUBENTE, e (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), nascida em (data), inscrita no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliada à (endereço), doravante denominada A NUBENTE, os termos e condições seguintes.

Cláusula 1ª. O NUBENTE tem direitos de propriedade e administração exclusivos e total, não se comunicando com os demais bens que vierem a ser adquiridos durante a constância do casamento, a título gratuito ou oneroso, sobre os seguintes bens: (informar).

Cláusula 2ª. A NUBENTE tem direitos de propriedade e administração exclusivos e total, não se comunicando com os demais bens que vierem a ser adquiridos durante a constância do casamento, a título gratuito ou oneroso, sobre os seguintes bens: (informar).

Cláusula 3ª. Quanto aos bens constantes das cláusulas primeira e segunda deste pacto, fica estipulado que o resultado da venda de qualquer um deles poderá ser aplicado na aquisição de outro ou outros, a título de sub-rogação, como bem entender seu proprietário, continuando incomunicável, ainda que o novo bem adquirido seja de qualidade e valor superior ao anterior, devendo, entretanto, constar da escritura ou outro qualquer documento legal que comprove a sua sub-rogação, a valorização ou acréscimo agregado àquele.

Cláusula 4ª. O bem imóvel situado à (endereço), registrado no Cartório de Registro de Imóveis sob a matrícula nº (informar), adquirido pelo NUBENTE em (data), onde será fixada a residência e domicílio do casal, doravante será de direito e propriedade de ambos.

Cláusula 5ª. Os bens que durante o casamento vierem a ser adquiridos isoladamente ou em conjunto, a título gratuito ou oneroso, assim como seus frutos e rendimentos, com exceção daqueles que vierem a ser sub-rogados no lugar dos bens constantes das cláusulas primeira e terceira do presente pacto, serão de direito e propriedade de ambos.

Cláusula 6ª. Os pactuantes neste ato renunciam de forma irretratável e irrevogável a qualquer ajuda material a título de alimentos em caso de dissolução do casamento por quaisquer de suas formas, resguardados o direito dos filhos comuns porventura existentes.

Cláusula 7ª. Havendo dissolução do casamento por motivo de infidelidade comprovada, a parte que der causa à dissolução perderá o direito previsto na cláusula sexta, ficando ainda obrigado ao pagamento de indenização por danos morais, desde já fixados no montante equivalente a 50 (cinquenta) salários mínimos vigentes à época de eventual ocorrência do fato previsto.

Cláusula 8ª. As partes declaram ter pleno entendimento do presente acordo, conhecendo e concordando com seu caráter vinculativo, bem como que este reverter-se-á em proveito dos mesmos e seus respectivos herdeiros, sucessores e beneficiários.

Cláusula 9ª. O presente Pacto Antenupcial passa a vigorar com a celebração do casamento civil entre os Nubentes, e será regido pela Lei nº 10.406/2002, permanecendo em vigor até a renúncia expressa, por escrito e de comum acordo entre as partes.

Cláusula 10ª. Com exceção da responsabilidade prevista na cláusula sétima do presente pacto, fica eleito o foro do domicílio da Nubente para dirimir qualquer eventual conflito oriundo deste Pacto Antenupcial.

E para constar a intenção de estarem legalmente e completamente cientes e comprometidos, assinam o presente acordo de livre e espontânea vontade, na presença das testemunhas abaixo arroladas e assinadas.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do nubente)

(assinatura)
(nome da nubente)

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

Modelos relacionados

Modelo de Contrato de Convivência

Um contrato de convivência marital utilizado para reconhecimento da união estável e estabelecimento das condições da relação.

Modelo de Contrato de União Estável com Separação Total de Bens

Um contrato de união estável em que se estabelece o regime patrimonial de separação total de bens.

Modelo de Contrato de Namoro

Instrumento pelo qual o casal reconhece que sua relação afetiva e amorosa não configura a união estável.

Modelo de Contrato de Doação Condicionada à Realização de Casamento

Instrumento particular de doação que somente se concretizará após a realização de uma condição suspensiva.

Modelo de Ação de Divórcio Consensual

Petição inicial de uma ação pela qual o casal busca a homologação judicial de seu divórcio realizado de forma consensual.

Modelo de Contrato de Doação de Dinheiro

Contrato pelo qual são formalizados os termos de uma doação de determinada quantia em dinheiro entre pessoas físicas.

Modelo de Contrato de Empréstimo de Imóvel Residencial

Contrato pelo qual as partes ajustam as condições do empréstimo gratuito de um imóvel residencial por determinado tempo a título de comodato.

Modelo de Contrato de Cessão de Direitos Patrimoniais de Obra Literária

Contrato por meio do qual é formalizada a cessão dos direitos patrimoniais de uma obra literária, seja de ficção, técnica, científica ou outro gênero, do autor para editora.

Modelo de Contrato de Transferência de Posse de Imóvel

Contrato particular por meio do qual é realizada formalmente a transferência da posse de um bem imóvel.

Modelo de Contrato de Troca de Serviços

Contrato por meio do qual dois prestadores ajustam mutuamente a troca de serviços que serão realizados em favor um do outro.

Temas relacionados

Contratos

Casamento

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade