Procuração fornecida pelo proprietário do imóvel para que outra pessoa possar realizar os atos necessários para o alugar a terceiro.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
Publicado em 23 de outubro de 2018. Atualizado em 06 de janeiro de 2023.
Procuração é o instrumento por meio do qual uma pessoa confere a outra poderes para agir em seu nome praticando determinados atos.
Normalmente uma procuração é utilizada nas hipóteses em que o procurador não pode estar presente ou não pode realizar por si mesmo alguma formalidade.
É possível que o proprietário do imóvel tenha a intenção ou necessidade de delegar a responsabilidade pela locação do mesmo a um terceiro, seja ou falta de disposição de tratar deste assunto ou por se encontrar em outra localidade.
Neste caso, poderá ser fornecida a alguém uma procuração constando os poderes necessários para que ela possa atuar na locação do imóvel, inclusive assinando contratos e praticando os demais atos relacionados.
O instrumento procuratório deverá trazer a qualificação de ambas as partes, ou seja, do outorgante, aquele que concede os poderes, e do outorgado, aquele que recebe as atribuições para exercer a representação.
Quanto aos poderes, estes devem ser especificados na procuração e envolvem essencialmente três aspectos principais, quais sejam, a relação do procurador com o imóvel objeto da locação, com o locatário que venha firmar o contrato de aluguel e ainda com os órgãos e repartições públicas.
O outorgado deve receber poderes para administrar o imóvel, que deverá ser devidamente especificado, elaborando as cláusulas necessárias para formalização do contrato, estipulando valores, multas e outros.
Quanto ao locatário, deverão constar atribuições para firmar o contrato, proceder alterações e rescisões, além de receber, dar quitações e efetuar cobranças e execuções.
O outorgado poderá ter que atuar também junto a órgãos públicos se for intenção do outorgante lhe repassar esta tarefa, inclusive requerendo e retirando documentos e efetuando pagamentos de tributos e multas. Esses poderes costumam ser concedidos quando o proprietário reside em outra localidade ou realmente não pode ou não quer cuidar de burocracias desta natureza.
Dessa forma, feitos os esclarecimentos acima, fornecemos a seguir um modelo de procuração para alugar imóvel.
PROCURAÇÃO
Outorgante: (nome do(a) proprietário(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF).
Outorgado(a): (nome do(a) procurador(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF).
Poderes: Amplos, gerais e ilimitados para administração da locação do imóvel localizado à (endereço), na cidade de (município) - (UF), inscrito na Matrícula nº (informar), junto ao (nome do cartório), podendo elaborar e assinar contratos de locação e aditivos, estipular cláusulas, condições e valores, renovar, alterar, rescindir, destratar, realizar cobranças, promover despejo, executar locatários e fiadores, receber alugueis, taxas, condomínios, indenizações e outros valores decorrentes da locação, emitir notas promissórias, assinar declarações, recibos e quitações, efetuar pagamento de impostos, cumprir exigências e atuar em qualquer instância, tribunal ou repartição pública federal, estadual ou municipal, fazendo requerimentos, retirando e assinando quaisquer documentos, efetuando pagamentos, negociando, parcelando e pagando tributos, multas e praticando, enfim, todos os demais atos necessários ao bom e fiel cumprimento do presente mandato e que necessite de sua presença, outorga ou assinatura. Esta procuração é válida até (data de validade).
(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do outorgante)
Modelos relacionados
Modelo de Procuração para Locação de Imóvel
Instrumento procuratório concedendo poderes para aluguel e administração de imóvel.
Modelo de Ação de Despejo por Falta de Pagamento do Aluguel
Petição inicial da ação de despejo por falta de pagamento do aluguel com pedido liminar cumulada com cobrança dos aluguéis em atraso.
Modelo de Termo de Abatimento no Valor do Aluguel
Termo pelo qual locador e locatário ajustam o abatimento temporário no valor do aluguel referente ao gasto decorrente de reforma ou benfeitoria realizada no imóvel locado.
Modelo de Pedido de Mudança de Titularidade pelo Locatário
Pedido pelo qual o locatário solicita a mudança de titularidade para seu nome de uma fatura de fornecimento vinculada ao imóvel.
Modelo de Contrato de Locação de Barracão Comercial
Contrato que estipula das cláusulas necessárias para ajustar a locação de um barracão comercial.
Modelo de Autorização para Reajuste de Aluguel
Documento pelo qual o locatário dá ao locador autorização para que seja efetuado o reajuste proposto no valor do aluguel.
Modelo de Recibo de Pagamento Indenização de Benfeitorias
Recibo pelo qual o locatário declara ter recebido do locador o pagamento correspondente à indenização pelas benfeitorias realizadas do imóvel alugado.
Modelo de Termo de Acordo para Rescisão do Contrato de Locação
Termo pelo qual as partes ajustam um acordo de vontades para efetuar a rescisão antecipada de um contrato de locação de imóvel.
Modelo de Declaração de Boa Conduta para o Ex-Locatário
Declaração do antigo locador atestando a boa conduta de seu ex-locatário no cumprimento das obrigações contratuais.
Modelo de Contrato de Locação de Quadra Poliesportiva
Contrato utilizado para formalização a locação de uma quadra poliesportiva, incluindo os equipamentos lá presentes.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.