Comunicado pelo qual a empresa informa ao Ministério do Trabalho e Emprego a paralisação temporária parcial ou total de seus serviços.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
Este descanso é essencial para manutenção da saúde do trabalhador, tanto do aspecto físico quanto mental, conforme já atestado por diversos estudos aplicados ao tema.
Há situações, entretanto, em que o empregado não terá direito a férias, sendo elas relacionados ao fato de este já ter gozado do descanso correspondente.
Uma destas hipóteses é a prevista pelo inciso III do artigo 133 da CLT, o qual dispõe que o empregado não terá direito a férias se durante o período aquisitivo tiver deixado de trabalho, com percepção do salário, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
Mas o § 3º deste dispositivo impõe como condição para isso que a empresa comunique o fato com antecedência de 15 (quinze) dias ao órgão local do Ministério do Trabalho e ao Sindicato da Categoria, bem como afixe aviso nos locais de trabalho.
Diante disso, disponibilizamos abaixo um modelo de comunicado de paralisação temporária dos serviços da empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego.
ILUSTRÍSSIMO(a) SENHOR(a) DELEGADO(a) DA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DE (município) - (UF)
(razão social), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), em atenção ao disposto no § 3º do artigo 133 da CLT, comunica tempestivamente que no período de (data inicial) a (data final), suspenderá totalmente seus serviços (ou suspenderá parcialmente seus serviços, paralisando os setores tal e tal), em razão de (especifique o motivo), mantendo a remuneração dos empregados.
(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do(a) responsável)
(cargo)
(razão social)
Modelos relacionados
Modelo de Aviso de Antecipação de Férias Individuais
Um aviso de antecipação de férias individuais em conformidade com a Medida Provisória nº 927/2020 editada em razão do estado de calamidade pública.
Modelo de Requerimento de Abono Pecuniário
Requerimento apresentado pelo empregado ao seu empregador solicitando a conversão de um terço de suas férias em abono pecuniário.
Modelo de Requerimento de Abono de Férias
Requerimento pelo qual o empregado pede a conversão de um terço de seu período de férias em abono pecuniário.
Modelo de Pedido de Adiantamento do Décimo Terceiro com as Férias
Pedido por parte do empregado para que o empregador pague a primeira parcela do décimo terceiro salário juntamente com suas férias.
Modelo de Recibo de Pagamento de Férias Vendidas
Recibo utilizado para comprovar que o abono pecuniário das férias vendidas foi pago ao empregado.
Modelo de Ofício de Apresentação de Pauta de Reivindicações para Acordo Coletivo
Documento pelo qual o sindicato apresenta à empresa a pauta de reivindicações dos trabalhadores para negociação do próximo Acordo Coletivo de Trabalho.
Modelo de Pedido de Férias pelo Empregado Estudante
O trabalhador solicita férias da empresa no mesmo período das férias escolares.
Modelo de Pedido de Férias pelos Membros da Família
Documento pelo qual os empregados da mesma família solicitam que as férias sejam concedidas no mesmo período.
Modelo de Recibo de Abono Pecuniário de Férias
Comprovante de pagamento do equivalente ao um terço das férias que foi convertido em dinheiro.
Modelo de Comunicado aos Clientes das Férias Coletivas da Empresa
Aviso destinados a comunicar a suspensão das atividades da empresa em período de recesso com férias coletivas dos funcionários.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.