Termo pelo qual o credor perdoa a dívida do devedor mediante o instituto da remissão que extingue a obrigação não cumprida.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
A remissão da dívida é um instituto que equivale ao perdão concedido pelo credor ao devedor para extinguir sua obrigação mesmo sem o devido cumprimento.
Dessa forma uma dívida, por exemplo, pode ser perdoada pelo credor que conheça as dificuldades do devedor.
É importante observar o artigo 385 do Código Civil, o qual estabelece que a remissão extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro.
Portanto, se uma terceira pessoa ver seus direitos prejudicados em razão daquele perdão, a remissão não terá validade quanto a ele.
A remissão deverá ser aceita pelo devedor. Caso não seja, este ainda poderá cumpri-la, mesmo que seja mediante a consignação em pagamento no caso de uma dívida.
Se forem vários os devedores daquela dívida e o credor perdoar um deles, não poderá cobrar dos demais a parte a ele correspondente, devendo proceder a dedução.
A remissão será presumida se a dívida for representada por um escrito particular, como cheque, nota promissória ou outro, e este for devolvido pelo credor ao devedor.
Por outro lado, será expressa se firmada em documento escrito que deixe clara sua ocorrência, com todos os dados necessários.
Disponibilizamos assim, a seguir, um modelo de termo de remissão de dívida.
TERMO DE REMISSÃO DE DÍVIDA
Pelo presente instrumento, de um lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) CREDOR(a) e de outro lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) DEVEDOR(a), têm, entre si, justo e acertado o presente termo de remissão de dívida que será regido pelas cláusulas e condições seguintes.
Cláusula 1ª. Por meio deste instrumento o(a) CREDOR(a) concede a remissão total da dívida do(a) DEVEDOR(a), decorrente do cheque nº (informar), agência (informar), do banco (informar), datado de (informar), no valor de R$ X.XXX,XX (por extenso) (ou especifique outra origem da dívida, como uma nota promissória, duplicada ou contrato, por exemplo), com todos os seus acessórios, extinguindo a obrigação existente entre as partes decorrentes do referido negócio jurídico.
Cláusula 2ª. Este instrumento terá vigor a partir da assinatura das partes, obrigando-se a ele seus herdeiros e sucessores.
Cláusula 3ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste termo as partes elegem o foro da comarca de (município) - (UF).
Por estarem assim justos e acordados, firmam o presente instrumento em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.
(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do(a) credor(a))
(assinatura)
(nome do(a) devedor(a))
(assinatura)
(nome do testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)
(assinatura)
(nome do testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)
Modelos relacionados
Modelo de Termo de Renegociação de Dívida
Termo pelo qual é ajustada a confissão e renegociação de uma dívida ficando estabelecido o pagamento parcelado por parte do devedor ao credor.
Modelo de Termo de Quitação de Dívida pela Entrega de um Veículo
Termo pelo qual o credor dá a quitação de uma dívida mediante a dação em pagamento pela entrega de um veículo pelo devedor.
Modelo de Termo de Quitação de Hipoteca
Termo assinado pelo vendedor informando a quitação da dívida pelo comprador e requerendo o cancelamento da hipoteca averbada na matrícula do imóvel.
Modelo de Termo de Consentimento do Credor para Assunção de Dívida
Termo em que o credor dá seu consentimento quanto à assunção de dívida pela qual a responsabilidade pelo pagamento do débito é transferida para outro devedor.
Modelo de Instrumento Particular de Confissão de Dívida
Instrumento contratual particular pelo qual o devedor formaliza a confissão da dívida e ajusta a forma de pagamento.
Modelo de Termo de Parcelamento de Dívida
Um termo pelo qual o devedor realiza um acordo para parcelamento da dívida perante o credor.
Modelo de Termo de Compromisso para Pagamento
Termo pelo qual o devedor assume o compromisso de realizar o pagamento de uma determinada dívida.
Modelo de Acordo Extrajudicial
Um termo de acordo extrajudicial cível destinado ao pagamento parcelado de uma dívida pelo devedor ao credor.
Modelo de Acordo para Pagamento da Dívida do Condômino
Documento pelo qual o morador ajusta o pagamento parcelado de sua dívida com o condomínio.
Modelo de Termo de Entrega de Chaves e Confissão de Dívida
Documento que comprova a entrega das chaves do imóvel locado e a existência de alugueis em atraso.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.