Carta pela qual o trabalhador solicita que não sejam efetuados os descontos de contribuição assistencial e confederativa em sua folha de pagamento.
Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552
A contribuição sindical é cobrada anualmente de todos os trabalhadores da categoria profissional, sendo obrigatória na forma dos artigos 578 a 591 da CLT, ocorrendo o desconto diretamente na folha de pagamento do mês de março.
Já a contribuição assistencial é prevista no artigo 513, alínea "e" da CLT, cuja cobrança pode ser estabelecida por acordo ou convenção coletiva, com o objetivo de custeio dos gastos do sindicato.
Quanto à contribuição confederativa, esta segue o mesmo princípio da contribuição anterior, sendo fixada em assembleia geral do sindicato, mas tem por objetivo o custeio do sistema confederativo, sendo prevista no inciso IV do artigo 8º da Constituição Federal
Após as explicações acima, cabe esclarecer ainda que o artigo 5º, inciso XX e artigo 8º, inciso V, ambos da Constituição Federal, garantem o direito à livre associação e sindicalização, de modo que ninguém é obrigado a se manter como associado à entidade sindical.
Diante disso emerge a não obrigatoriedade de contribuição para custeio do sindicato ou da confederação por parte dos trabalhadores que não sejam associados à entidade. Exceto a contribuição sindical, que é obrigatória.
Inclusive, já disponibilizamos aqui um modelo de carta de desfiliação que pode ser utilizada pelos interessados.
Ademais, o artigo 545 da CLT também estabelece que qualquer desconto de contribuição devida ao sindicato, exceto a sindical, se condiciona à prévia autorização pelo trabalhador.
Portanto, sendo intenção do trabalhador não filiado à entidade sindical que não sejam efetuados os descontos a título de contribuição assistencial e contribuição confederativa, este poderá encaminhar à entidade uma carta de oposição ao desconto da contribuição sindical conforme modelo abaixo.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
Ao
(nome da entidade sindical)
Assunto: Contribuição Assistencial e Contribuição Confederativa
(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), portador da CTPS nº (informar), Série (informar), residente e domiciliado à (endereço), regularmente registrado na empresa (razão social), inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), não sindicalizado, manifesto oposição ao desconto em folha de pagamento a título de contribuição assistencial, confederativa ou outras contribuições em favor dessa entidade.
Destarte, requer sejam interrompidos os mencionados descontos em minha folha de pagamento, deste esta data.
(assinatura)
(nome)
Modelos relacionados
Modelo de Ficha de Filiação Sindical e Autorização para Descontos
Uma ficha pela qual o trabalhador se filia à entidade sindical e autorização o desconto das contribuições assistencial, sindical e confederativa.
Modelo de Carta de Autorização para Desconto da Contribuição Sindical
Carta por meio da qual o empregado dá autorização para o desconto da contribuição sindical anual em sua folha de pagamento do mês de março.
Modelo de Carta de Desfiliação Sindical
Uma carta utilizada pelo trabalhador para solicitar sua desfiliação sindical junto à entidade que se encontra vinculado.
Modelo de Carta de Apresentação do Novo Zelador do Condomínio
Uma carta pela qual é feita a apresentação do novo zelador aos moradores do condomínio.
Modelo de Carta de Transferência de Membro da Igreja
Carta por meio da qual a igreja concede e recomenda a transferência de seu membro para uma igreja da mesma denominação em outra localidade.
Modelo de Carta Proposta para Colocação de Publicidade em Terreno
Carta ao proprietário por meio da qual é formalizada uma proposta para colocação de outdoor de publicidade em um terreno.
Modelo de Comunicado de Resoluções da Assembleia Condominial
Comunicado pelo qual são informadas aos condôminos as resoluções tomadas durante a assembleia condominial realizada.
Modelo de Carta de Solicitação de Protesto de Título
Carta endereçada ao cartório por meio da qual o credor formaliza a solicitação de protesto de um título inadimplido pelo devedor.
Modelo de Carta de Resposta Negativa à Pedido de Informações Comerciais
Carta pela qual é apresentada resposta a um pedido de informações comerciais, mas com caráter negativo, sem boas referências da empresa consultada.
Modelo de Carta de Resposta para Entrega da Segunda Via de Nota Fiscal
Carta pela qual a empresa apresenta resposta ao pedido de segunda via da nota fiscal realizando a entrega de cópia do documento.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.